Sopa da pedra
Boguita

Ingredientes
- 1 L Feijão Encarnado
- 1 orelha de porco
- 1 chouriço negro (de sangue da região)
- 1 Chouriço de Carne
- 150 gr toucinho entremeado
- 750 gr Batatas
- 2 Cebolas
- 2 dentes de Alho
- 1 folha de Louro
- 1 Molho de Coentros
- Sal e Pimenta
- Pedra
Se o feijão for do ano, não necessita ser demolhado. Se for duro, põe-se de molho durante algumas horas.
Escalda-se e raspa-se a orelha de porco.
Leva-se o feijão a cozer em bastante água juntamente com a orelha, os chouriços, o toucinho, as cebolas, os alhos e o louro. Tempera-se com sal e pimenta. Se for necessário juntar mais água, deve ser sempre a ferver.
Quando a carne estiver cozida, retira-se e com a varinha mágica dá-se 2 ou 3 esprimidelas. Introduzem-se na panela as batatas cortadas aos quadradinhos e metade dos coentros picados. Deixa-se cozer a batata.
Assim que se retirar a panela do lume, introduzem-se as carnes previamente cortadas aos bocadinhos os restantes coentros picados e uma pedra bem lavada, que deve ir na terrina.
*Receita de:
