Filetes de Sardinhas panadas
Boguita
O primeiro passo desta receita de sardinha frita crocante é separar as cabeças das sardinhas do corpo, e abrir a sardinha em borboleta, como na imagem, e retirar a espinha central. Tempere as sardinhas com o suco dos limões e os alhos amassados.
Em seguida prepare os ingredientes para panar: coloque a farinha de trigo numa tigela e misture nela sal e pimenta do reino, noutra tigela bata ligeiramente os ovos com o leite e, numa terceira tigela, coloque o pão ralado também com sal e pimenta.
Mergulhe as sardinha na tigela da farinha, envolva bem e sacuda o excesso. Passe pela tigela de ovo e, depois, envolva no pão ralado. Reserve as sardinhas panadas na geladeira por 30 minutos, para que esta crosta de ingredientes grude bem nelas.
Após o passo anterior, esquente o óleo. Quando estiver quente, frite algumas sardinhas de cada vez, para não baixar a temperatura do óleo, até ficarem douradinhas e crocantes. Retire para um prato com papel absorvente e repita até fritar todo o peixe.
Dica: Um dos segredos para conseguir uma sardinha sequinha é fritar somente quando o óleo estiver bem quente.
Sua sardinha frita sequinha está pronta! Sirva com, por exemplo, couve à mineira, molho tártaro e arroz branco. Bom apetite!